Acabamentos Vernizes


Tendo entrado há bem pouco tempo neste mundo imenso e maravilhoso dos vernizes, recorrentemente tenho muitas dúvidas relativas ao seu acabamento, tendo por isso efectuado uma pesquisa (vide no final as Principais Referências Bibliográficas) de forma a falar um pouco sobre este tema....

Efectivamente os tipos de acabamentos de vernizes são vários, indo, por isso, de seguida descrever de forma sumária estes, bem como inserir uma amostragem, para tornar mais clara esta minha exposição....


Creme ou Cremoso:

Este é o verniz mais comum e mais conhecido, sem mistérios ou características especiais, tem somente uma cor, sem quaisquer glitters ou brilhos, ficando com um aspecto brilhante e liso.

Os vernizes cremosos são os que normalmente têm uma melhor cobertura, sendo os indicados para quem não gosta de ver o branco da unha.








Jelly ou Geleia:

Este verniz é bastante parecido com o cremoso (pelo que é muitas vezes confundido com este acabamento), sendo ligeiramente transparente, com um aspecto gelatinoso, ou seja, mais translúcido (deixando obviamente o branco da unha visível), sendo menos opaco e mais brilhante que o anterior, lembrando por vezes o aspecto de uma gelatina.

Este verniz é usado regularmente como a base para outros acabamentos com glitters e brilhos.

Shimmer ou Cintilante:

Este verniz, também bastante popular, é composto por uma base cremosa colorida, ao qual são adicionados brilhos (shimmer - leia-se brilhos e não glitters ou outras partículas soltas), na maioria das vezes de cor prata, sendo que ultimamente existem cada vez mais vernizes cintilantes com brilhos de cores bem diferentes da sua base.

O verniz cintilante tem um aspecto brilhante e com profundidade, sendo o seu acabamento muitas vezes confundido com o perolado e o irisdicente.




Iridiscente ou Furta-Cor:

Este verniz é frequentemente confundido com o duochrome ou cintilante, tendo como particularidade um acabamento brilhante num tom diferente da sua base, podendo ter um aspecto surpreendente quando a diferença de cores é relevante.

Apesar dos reflexos de cor diferente da sua base, o verniz irisdiscente não tem os brilhos (shimmers) de um cintilante, nem o poder de reflectir a luz de um duochrome.





Pearl ou Perolado:

Este verniz é muito semelhante ao cintilante, tendo, no entando, um acabamento semelhante ao interior de uma casca de ostra.

Os vernizes perolados têm um acabamento bem brilhante, deixando normalmente as marcas do pincel visíveis, tendo um aspecto final igual ao de uma pérola.




 Glass Flecked:

Este verniz parece que contém partículas de vidro bastante pequenas (vidro moído), misturadas muitas vezes numa base jelly, tendo um acabamento mais liso e brilhante que o cintilante.

O Glass Flecked (não encontrei nenhuma tradução para este acabamento) tem, por vezes um aspecto metálico, tendo um acabamento muito brilhante e único, superando o brilho do cintilante, ficando com um aspecto açucarado, mas não tem grande poder de cobertura.


Néon:

Para muitos o néon não é um acabamento, mas sim um tipo de cor, mas como possui algumas particularidades é indicado como um tipo de verniz, tendo um aspecto semi-fosco, associado a uma cor muito brilhante e forte.

Geralmente o verniz néon tem uma secagem rápida, não possuindo brilho, confundindo-se com os acetinados, sendo a sua cor que os diferencia destes, podendo ter brilhos incorporados. Com reputação de difícil aplicação, recomenda-se a aplicação de uma camada de branco antes de se pintar uma cor néon.


Matte ou Fosco:

Este verniz, depois de seco, não possui qualquer brilho, ficando completamente fosco, tendo uma secagem muito rápida e normalmente têm pouca durabilidade.

Deve-se evitar o uso de cremes pois estes diminuem o efeito matte destes vernizes.




Satin, Emborrachado ou Acetinado:

Este verniz, apesar de ter um acabamento fosco, tem um leve brilho, sendo muitas vezes confundido com o acabamento matte, sendo que ele não possui o brilho de um cremoso, e não é totalmente fosco.

O Satin é, por conseguinte, um acabamento diferenciado, pelo facto de ter um leve brilho, secando rapidamente, tendo um aspecto semelhante ao da borracha.


Suede ou Camurça:

Este tipo de verniz tem um aspecto fosco, contendo glitters muito finos, ou se preferirem, pequenos brilhos, sendo esta característica que o diferencia do matte, lembrando um tecido em veludo ou camurça, sendo um tipo de verniz que tem uma secagem rápida, e por vezes não tem um acabamento liso.




Frost ou Geada:

Este verniz é bastante brilhante, tendo uns brilhos bem pequenos incorporados, no mesmo tom que a base, sendo quase igual ao cintilante, mas, com brilhos são mais pequenos e deixa normalmente visíveis as marcas do pincel.

Este tipo de acabamento tem vindo a perder popularidade, sendo geralmente próprio de vernizes mais antigos (Old Fhasion), sendo normalmente ralos e não pigmentados.



Metalic ou Metálico:

Este verniz, muitas vezes chamado de chrome ou cromado, muitas vezes tem os tons dos metais (outro, prata e bronze), fazendo as nossas com o aspecto destes, sendo que existem cada vez mais versões noutras cores.

Com o verniz metálico as nossas unhas ficam com o aspecto de terem sido cobertas por um metal em estado líquido, sendo um acabamento que normalmente é marcado pela passagem do pincel, reflectindo a cor e parte de alguns objecto que o rodeam.


Foil:

Este verniz, para o qual não encontrei tradução, tem uma base metálica, com finos e pequenos brilhos, que lhe conferem um acabamento suave e mais brilhante que o anterior, tendo, no entanto, um aspecto algo granuloso.

Simplificando, o foil é um verniz de acabamento metálico com pequenas partículas de glitters, que lhe dão um aspecto único e diferenciado.





Duochrome:

Este verniz é um metálico que reflecte duas cores, ou mesmo mais, existindo uma diferença entre a cor de base e a do reflexo (daí o nome de duo-chrome).

Muitas vezes este acabamento é confundido com o iridiscente, sendo que este último somente tem um flash de reflexos, e o duochrome reflecte uma segunda cor na totalidade da unha.




Holographic ou Holográfico ou 3D:

Este verniz contém um arco-íris de cores várias, de mudam consoante a incidência da luz, sendo estas caracaterísticas mais evidentes sob a luz do sol.

Muitos vernizes têm a conotação de serem holográficos, mas na realidade, somente têm uma maior quantidade de glitters, pois o verdadeiro verniz holográfico tem um efeito prismático, ou seja, reflecte a luz em cores várias, contendo pequenas (muito pequenas...) partículas de brilho, tendo uma textura lisa e sem qualquer relevo ou textura granulosa.



Holo Glitter:

Este verniz é composto por alguns glitters, de cores diferentes da cor de base, que brilham consoante a luz, mas sem ter o efeito prisma de um holográfico, tendo por vezes uma textura granulosa que obriga à aplicação de um TopCoat.

Por vezes este tipo de verniz costuma ser usado como um TopCoat uma vez que é composto por glitters dispersos sob uma base jelly, sendo normalmente usados sob um verniz cremoso.

Flakie ou Flocado:

Este verniz tem uma base jelly, normalmente transparente, contendo flocos de brilhos muitas vezes duochromáticos, parecendo pequenas partículas de alumínio, ficando com um aspecto liso e manchado.

Os flocados são, normalmente, usados como TopCoat, não cobrindo a unha, sendo habitualmente usados sob um verniz cremoso.




Glitter:

Este verniz, normalmente usado como TopCoat sobre um verniz cremoso, é composto por uma série de glitters sob uma base jelly, sendo muito variável a quantidade de glitters que ele contém, ficando muitas vezes com um acabamento granuloso.

Consoante a forma dos glitters, estes vernizes são considerados tipos de acabamentos específicos, nomeadamente:

Caso os glitters tenham a forma de rectângulos, geralmente de cor prata, este verniz assume a designação de string glitter...

Caso os glitters tenham a forma de circulos, então o verniz assume a designação de round glitter...

Caso os glitters tenham a forma de quadrados, então o verniz assume a designação de  square glitter,...

Caso os glitters tenham a forma de héxagnos, este o verniz assume a designação de hex glitter...

E finalmente, caso os glitters tenham a forma de estrelas, corações, losângulos ou outra forma que não as atrás referidas, então este verniz já assume a designação de shape glitter...

Na minha opinião estes vernizes são simplesmente variações do acabamento  glitter... razão pela qual somente referi as suas designações.


Sheer:

Este verniz, para o qual também não achei tradução, é meio transparente, sendo normalmente usado na famosa manicure francesa, deixando mostrar a parte branca da unha, normalmente de cor salmão, nude ou rosa, ou os famosos rendas, podendo ter uma variedade de acabamentos, nomeadamente: cintililante ou iridiscente, entre outros.




Water ou Transparente:

Este verniz tem um acabamento que parece água, tendo as características do jelly, sendo menos opaco, assumindo um aspecto bem mais transparente, sendo muitas vezes conotado como gloss.

Muitos destes vernizes já contêm pequenos brilhos cintilantes, normalmente de cor prata, tendo um aspecto de um verniz feito à base de água.


Crackle ou Craquelado:

Este verniz deve ser usado sob outro verniz, de cor diferente, e depois de seco fica com pequenas rachaduras, relevando assim a cor do outro verniz, sendo sempre a forma das suas rachaduras uma verdadeira surpresa.
Magnetic ou Magnético:

Apesar de, aparentemente, este verniz não ser um acabamento específico, o magnético contêm pequenas partículas de ferro, que com um íman específico, permitem fazer desenhos diferenciados, dando um efeito bem particular, tendo normalmente uma secagem rápida.















Principais Fontes Bibliográficas: 


A todas as que desejem contribuir para esta minha pesquisa, melhorando a mesma, ou desejem utilizar partes deste, poderão-me contactar através do e-mail: luisaabento@gmail.com

10 comentários:

Olá luísa!!!
Adorei o resultado... é uma grande ajuda para as meninas!!!
Realmente é um mundo.

Que bom trabalho!
beijinhos
Quelida que post show, sou sincera eu sou autoditada não entendo de modo especifico assim não..kkkkk
Conheço mesmo com nomes mais populares e sei pouco. Sei só o que uso, tudo bem que já uso há muitos anos mas não sou tão conhecedora assim.

Parabéns pelo pots maravilhoso.
Acho que ninguém fez m post tão completo

ótima quarta
Beijos coloridos!
Thank´s, isto sim é um base completa sobre o que é na realidade cada um dos acabamentos dos vernizes!
muito bom!
Maravilhoso o seu post, tira todas as dúvidas dos esmaltes com certeza, cada um tem a sua razão de ser.
Parabéns pela dedicação.
esmaltejinhos

Katinha

www.esmaltecomcarinho.blogspot.com
Super interessante e útil :) alguns vernizes são sempre complicados de encaixar numa categoria mas assim torna-se mais fácil! Obrigado :)
*kisses*
olá!!!
sinceramente ás vezes tb tenho algumas duvidas sobre o acabamento dos vernizes q geralmente uso,...
depois de ver o teu "portfólio", os tipos de verniz q uso mais são o cremoso e o glitter ...
bjs
Nossa! Quanto acabamento diferente! Não sabia que existiam tantos assim!

Adorei!

Beijos,

Vivi Médici
http://lixandoasunhas.blogspot.com
Luisa, super legal o seu post, vai nos ajudar muito sobre qualquer duvida que tivermos quanto ao acabamento dos vernizes, parabéns pelo post!

Beijinhos querida.

annepinkdream.blogspot.com
Olá Luisa!!
Que excelente post!! Adorei!! Nem sabia que haviam tantos acabamentos de vernizes, e nem tão pouco sabia a designação de alguns deles!!

Gostei muito minha linda.

seferys.blogspot.com

Beijinhos
Luisa, adorei!!!!!!
Vai ser a minha cábula também, posso? se sim, sempre que precisar passo cá.
Maravilhoso o seu post!
bj

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita ao meu cantinho e pelo seu comentário!!!
Qualquer questão tem disponível a Política do Blogue onde pode verificar os objectivos do mesmo e a minha posição relativamente a alguns assuntos...
Logo que possível irei responder-lhe, podendo consultar a minha resposta neste mesmo post :D... e deixe o link do seu blogue para que eu possa retribuir a visita...
Obrigada!!!!!!!!!!!!!!